Como reduzir o tamanho dos vídeos sem perder a qualidade

Aprenda passo a passo como diminuir o tamanho de videos para postar no YouTube sem perder a qualidade, utilizando o HandBrake.

Após gravar um vídeo de qualidade, muitas vezes o arquivo fica muito pesado para postar e as pessoas assistirem no YouTube.

Para não correr o risco das pessoas cansarem de esperar para visualizar, ou dos espectadores não conseguirem carregar o seu vídeo, e a imagem ficar “agarrando” toda hora, torna-se fundamental aprender o jeito correto, rápido e mais simples de reduzir o tamanho, sem prejudicar a qualidade do seu material.

Esse tutorial é muito útil, pois além de auxiliá-lo a enviar videos sem problemas para o youtube, ele irá auxiliá-lo a reduzir vídeo para qualquer espécie de utilidade, desde armazenamento em pen-drives para exibições em slides, a gravação de cds e dvds.

Faça o Download grátis do programa HandBrake

Primeiramente, você precisará baixar um programa específico para compactar videos em seu computador.

Nós indicamos o “handbrake – the open source video transcoder”, por ser um programa de conversão de arquivos de vídeo licenciado, multiplataforma e multitarefa em código aberto, super simples de baixar.

O link que indicamos no botão vermelho logo abaixo é totalmente confiável e irá direcioná-lo corretamente para o site oficial do programa, sem que você tenha que utilizar sites mediadores, especialistas em encher nossos programas de vírus, adwares e pop-ups.

Para baixar, com segurança, clique no botão vermelho:

Em seguida, selecione o botão vermelho do site oficial do HandBrake “Download HandBrake 0.10.5“.

Localizar e abrir vídeo que deseja compactar

  • 1) Após o programa ter sido instalado corretamente em seu PC, aperte a opção “Source” , no canto superior esquerdo da tela.
  • 2) Automaticamente abrirá uma guia complementar denominada “Source Selection”.  Selecione a alternativa “File” , para localizar o vídeo que você deseja reduzir.
  • 3) Observe que simultaneamente o programa exibirá uma caixa de diálogo onde você deverá localizar e abrir o seu arquivo.

Selecione o local de destino

  • 4) No campo “Destination”, procure pelo local de destino onde deseja armazenar o seu vídeo após eles ser reduzido. É importante criar um local de destino específico para que você não encontre dificuldades para achar o seu arquivo sempre que quiser.
  • 5) Após encontrar o local predeterminado, clique no botão “salvar”.

Altere as configurações do seu vídeo

Se a largura da sua imagem, (Width), estiver com um número menor (-) que 1000, provavelmente o seu vídeo ficará com a imagem distorcida. Em contrapartida, valores acima (+) de 1000 permitirão que o seu vídeo fique com uma boa resolução.

O vídeo que eu adicionei não precisava ser alterado, pois o seu valor compreendia o tamanho exigido, (ele possuía 1276 de largura (width)),  no entanto, eu o alterei mesmo assim, para exemplificar o modo como você deverá proceder caso o seu vídeo fique com uma largura abaixo de 1000 pixels.

  • 6) Pressione a caixa de seleção, posicionada ao lado direito da categoria “Anamorphic”. Sucessivamente, será exibida uma pequena lista com as opções:
    • None
    • Strict
    • Loose
    • Custom
  • Selecione a alternativa “None”, antes de alterar as configurações de tamanho do seu vídeo.

⚠ Atenção: O vídeo e a imagem em miniatura devem ter uma resolução de 1280×720 pixels. Procure editar seus vídeos e imagens de modo a se adequar as exigências do site e oferecer um vídeo de qualidade, e com aspecto profissional. No Handbrake, seus vídeos devem possuir, no mínimo, 1000 pixels de largura (width).

Altere o tamanho do vídeo

  • 7) Digite nos campos “width” e “height” (altura), as medidas exigidas pelo site: 1280X720. Se a lacuna de “Keep Aspect Ratio” não estiver selecionada, marque-a, para garantir que o vídeo possua o aspecto especificado.

Inicie o processo de compactação para reduzir vídeos sem perder a qualidade

  • 8) Na Listagem intitulada”Presets”, localizada na lateral direita da interface do programa, clique na opção “High Profile” dentro da categoria “Regular”, para que o seu vídeo esteja em alta resolução. Isso permitirá que o seu video diminua sem perder a qualidade.
  • 9) Em seguida, aperte o botão “Start”  para dar início ao processo de compactação.

Parabéns! Você acabou de reduzir o tamanho dos vídeos sem perder a qualidade!

  • 10) Note que a barra de download, na parte inferior da página, começará a ficar verde, indicando a porcentagem do download.

Após essa etapa ter sido concluída, você poderá abrir o seu vídeo no local de destino que você predeterminou no passo 4.

Repare no quanto o seu vídeo diminuiu, sem perder a qualidade.

Finalmente, você poderá compartilhá-lo no YouTube!

❤ Para aprender, como enviar vídeo passo a passo ENTRE AQUI ➜

Leave a Reply