Como personalizar e editar a arte do seu canal do youtube

Deixe o seu canal do YouTube com a sua cara! Capriche em um layout personalizado e aprenda passo a passo como editar a arte do seu canal no youtube. Veja também como inserir a sua logo na foto de perfil e incluir um banner estilizado, causando um maior destaque para a sua marca.

Criando a arte do seu canal

A criação da arte do seu canal torna-se um ponto fundamental na hora de atrair o interesse do espectador.

Fazer um banner com um design gráfico com aspecto profissional exige tempo, esforço e dedicação, contudo, o resultado será satisfatório, pois o seu canal possuirá uma identidade visual e se tornará mais convidativo e capaz de manter o interesse dos espectadores por mais tempo.

Na hora de criar a arte do seu canal, você precisa ter 4 coisas em mente:

  • Qual é o seu objetivo com o site?
  • Quem é o seu público alvo?
  • O que o seu público alvo deseja assistir?
  • Você precisa ir além, ousar e deixar a criatividade fluir.

A arte do canal é mais eficiente quando representa claramente o conteúdo do canal. Por exemplo, se o seu canal é sobre maquiagem, sua arte deve incluir imagens de batons, blushs ou sombras.

Você pode criar o seu banner (plano de fundo do seu canal) e a sua foto de perfil utilizando algum tipo de software de criação de imagem, programas como CorelDRAW e Adobe Photoshop.

Para que tudo fique perfeito, siga atentamente as especificações e diretrizes de trabalho artístico estabelecidas pelo YouTube.

O YouTube está disponível em uma série de diferentes dispositivos. Seu público pode estar assistindo em uma TV, um computador ou um dispositivo móvel (smartphones). Dado esse fato, o YouTube criou um sistema que permite que o seu layout se adeque perfeitamente a qualquer tipo de plataforma.

Se você seguir corretamente as especificações do site e obedecer às instruções de tamanho, seu canal terá uma boa aparência,independente do dispositivo que o seu público possa estar utilizando para visitá-lo.

Ferramentas livres e sites com serviços grátis

1 – Se você está mais interessado em ferramentas livres, algo como o GIMP, (um editor de imagens multi-plataforma disponível para GNU / Linux, OS X, Windows e mais sistemas operacionais), lhe servirá como uma luva!

2 – Existem também alguns sites que disponibilizam fontes gratuitas para você baixar como:

3 – Estude um pouco a respeito da Psicologia das Cores no marketing, antes de definir as cores do seu canal.

4 – Defina as cores de contrastes e encontre o par ideal para a cor do seu site através do  site gratuito da ADOBE onde você poderá usufruir de um esquema de cores, capaz de encontrar a cor que mais combina com o tom central do seu site.

5 – Para ajudar a criar a sua logo, ou achar um mascote ideal para o seu canal, existe um site que disponibiliza centenas de vetores gratis que eu gosto muito, o Freepik.

Tamanhos e dimensões – largura e altura exigidas pelo site

O YouTube criou um modelo simples com padrões de medidas, que facilitam a criação de arte do canal e funciona corretamente em todas as plataformas.

A imagem tem 2560 x 1440 pixels no total, um tamanho próprio para TV. Contudo o espaço que compreende 2560 x 423 pixels, será aquele que realmente estará visível em todos os dispositivos.

O espaço em cor vinho da figura representa o local onde o seu texto e sua logo realmente deve se concentrar e possui 1546 x 423 pixels.

2560 x 1440 px
2560 x 423 px
1855 x 423 px
1548 x 423 px

⚠ O youtube também informa que o arquivo não pode pesar mais que 4 MB, esse é o tamanho máximo!

Não se esqueça que, se o arquivo estiver muito pequeno, o site também irá lhe solicitar o envio de uma nova imagem.

Utilize a imagem abaixo como modelo, na hora de formatar o seu banner personalizado com a sua marca:

Observe como ficou o banner, (a imagem de fundo), do nosso canal oficial entrar no youtube:

Note que a imagem que aparece em nosso canal é apenas aquela que ocupa o espaço central do banner, com 2560 x 423.

⚠ É importante que a sua logo, a marca do seu site, ocupe o centro do banner, assim como a imagem principal, com 2560 x 423 pixels, deve estar centralizada dentro do retângulo com 2560 x 1440 de tamanho. Caso a imagem não esteja devidamente centralizada, ela ficará configurada de modo incorreto no YouTube.

A arte do seu canal é uma oportunidade de fazer uma boa primeira impressão, e a triste verdade é que se a a arte do seu canal for mal feita poderá afastar os espectadores.

Gerenciando a Arte do Seu Canal

Depois de criar a arte para o seu canal é hora de adicioná-la em sua página oficial.

O YouTube criou diversos mecanismos para tornar esta tarefa bastante simples e rápida.

Aprenda a seguir, como personalizar e editar a arte do seu canal do youtube passo a passo:

Passo 1. Adicionar arte do canal

 

Entre na página do seu canal e clique no botão azul “adicionar arte do canal”.

⚠ Se você já tiver definido a sua arte canal e quiser mudá-la, o botão “Adicionar arte do canal”  não será mais uma opção. Neste caso, role o ponteiro do mouse sobre o banner, e clique numa pequena caixa com o familiar ícone do lápis.

Passo 2. Carregar a imagem

Após selecionar a opção “adicionar arte do canal”, irá surgir uma nova caixa de diálogo, escolha uma das seguintes opções para continuar:

Fazer upload de fotos:

  • Arraste uma foto para cá: Você terá apenas que arrastar e soltar a imagem que deseja no o espaço correspondente, demarcado por linhas tracejadas.
  • Selecionar uma foto do computador: Esta foi a opção que eu escolhi. Para fazer o upload da arte, selecione o botão azul, como ilustra a imagem acima. Automaticamente irá aparecer uma caixa de diálogo. Navegue até achar a localização do arquivo desejado, e depois clique nele.

Suas fotos:

  • Essa opção permite que você escolha uma foto carregada em seu álbum de fotos do Google+.

Galeria:

  • Se você não tiver criado a sua própria arte, a seção “galeria” lhe fornece algumas imagens gratuitas.

Volto a destacar que eu decidi pela primeira opção, “fazer upload de fotos”, pressionando o botão azul.

Automaticamente após, surgirá uma caixa de diálogo, com uma barra de download demonstrando o quanto falta para terminar de carregar a sua imagem.

Depois de selecionar a imagem, o youtube disponibilizará alguns exemplos de como a aparência do seu canal será visualizada nas versões desktop, TV e celular. O site lhe informará que:

A arte do seu canal aparecerá um pouco diferente dependendo do dispositivo.

Logo abaixo, você verá o botão opcional “ajustar corte”, caso você deseje realizar alguns ajustes online.

Em seguida,  aperte o botão “selecionar” para escolher a imagem, como demonstra a figura acima.

A primeira fase de formatação e personalização do seu canal já foi concluída, agora, passemos para a segunda etapa: a confecção do seu ícone e o modo correto de gerenciá-lo.

❤ Veja a seguir, como inserir foto de perfil no canal do YouTube – Fácil! ➜

Leave a Reply