8 Dicas para criar miniaturas de vídeo irresistíveis!

Torne o seu canal pop, descubra segredos e truques infalíveis, adotados por youtubers famosos, que lhe auxiliarão a criar miniaturas personalizadas que os espectadores simplesmente não conseguirão ignorar.

A curiosidade deles para conhecer o vídeo que você postou será maior que qualquer outra coisa!

Aumente o seu número de visualizações, atraindo espectadores com imagens criativas e atrativas.

A miniatura (thumbnail) é o seu “outdoor”, a “capa do livro”, a “isca” para atrair muitas pessoas para o seu canal. A imagem de capa do seu vídeo terá mais influência no resultado final e no número de inscrições do seu canal do que somos capazes de imaginar.

Como o nosso site é especialista em divulgar “tudo o que você precisar saber sobre o YouTube”, não poderíamos deixar de transferir para você tudo o que sabemos e pesquisamos sobre o site.

Você que está lendo essa postagem, sinta-se um afortunado, pois, ao invés de ter que ficar garimpando informações relevantes na Web, você acessou o nosso site, especialista em reunir as melhores e mais importantes informações todas em um só lugar!

As dicas para criar miniaturas que lhe daremos a seguir poderão ser decisivas para o seu sucesso como youtuber.

Esperamos que não se esqueça de compartilhar conosco as suas conquistas quando finalmente se transformar no novo queridinho dos internautas e ganhar a sua tão famosa placa comemorativa! 😉

1 – Bom Gosto: Escolha uma imagem que descreva perfeitamente o seu vídeo

Um canal com thumbnails personalizadas tem sua identidade visual fortalecida.

Penha o cuidado de criar miniaturas que descrevam seu vídeo com precisão para que os espectadores tenham uma ideia daquilo que irão assistir. A imagem da miniatura só deve prometer o que seu vídeo cumpre. Miniaturas equivocadas e enganosas podem afastar as pessoas de seu canal ou até violar as políticas de spam do YouTube, correndo o risco de provocar que você seja penalizado.

  • Crie uma miniatura que permita aos espectadores saberem com sinceridade o que podem esperar se clicarem em seu vídeo.
  • Use miniaturas distintas para cada vídeo a fim de ajudar os espectadores a decidirem o que assistir em seguida.
  • Ao filmar, faça tomadas que depois poderão se transformar em ótimas miniaturas.

Mantenha as seguintes considerações em mente ao decidir qual será a sua uma miniatura personalizada:

✓ Seja inovador: Não se esqueça de que você está competindo com outros youtubers, alguns inclusive famosos, por isso você precisa criar uma estratégia para se destacar entre as muitas outras miniaturas apresentadas na “vitrine” do YouTube e na web.

✓ Capriche na personificação: Se possível, opte por imagens que exponham rostos bem enquadrados, em close-up. Pesquisas de mercado comprovam que os espectadores preferem imagens com imagens de rostos, eles irão clicar nesses, mais que em qualquer outro. Observe como os canais mais famosos (Parafernalha, Porta dos Fundos) sempre escolhem miniaturas personificadas.

✓ Seja honesto com o público: A miniatura tem que se relacionar com o conteúdo do vídeo, de modo exato. Não use a miniatura como uma isca infiel ao seu vídeo, com o simples intuito de atrair inscritos. As pessoas poderão se frustrar com o seu vídeo, e após se desapontarem, elas irão evitar qualquer material disponibilizado pelo seu canal como os vampiros fogem da luz do sol.

Tenha bom gosto e bom senso na hora de fazer sua escolha, sua miniatura poderá realizar um papel decisivo para o sucesso do seu canal.

2- Qualidade: Crie uma imagem na qual os espectadores queiram clicar

Sua miniatura precisa ser persuasiva, atraindo o espectador de modo irresistível.

Seja uma pessoa antenada, conectada com tudo o que está acontecendo com o mundo ao redor. Isso irá inspirá-lo a criar miniaturas atraentes e atuais, assim como traçar estratégias para a promoção do seu vídeo.

lembre-se que quanto mais atualizado for o seu conteúdo, maior identificação o seu público terá com você.

Seu vídeo deve ser sempre uma resposta àquilo que as pessoas desejam e precisam ver e ouvir. Ele precisa ser útil! Como o nosso site já destacou ao apresentarmos as 10 Melhores Dicas para fazer o seu canal no YouTube bombar ➜

Esteja atento a esse feeling que todo mundo tem, conecte-se com os outros, estude os canais de sucesso e desenvolva um com conteúdo superior e miniaturas irresistíveis. Para os visitantes do YouTube, uma miniatura atraente pode ser o fator determinante entre optar por assistir um vídeo ou ignorá-lo.

Pergunte sempre a si mesmo: “Eu clicaria nessa miniatura se o vídeo não fosse meu?”

Mantenha as seguintes considerações em mente ao criar uma imagem na qual os espectadores queiram clicar:

✓ Opte por imagens com qualidade: Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas acessam o youtube através de dispositivos móveis, por isso, é muito importante que as miniaturas sejam salvas em alta resolução e fiquem ótimas em tamanho grande e pequeno.

✓ Regra dos terços: Recorra a regra dos terços para compor imagens interessantes e dinâmicas.

Onde eu posso editar a minha miniatura?

✓  Use um software de edição de imagem: Se você é bom ou consegue se virar com softwares de edição de imagem como o Photoshop, abuse de seu talento para criar imagens avassaladoras. Se você encontrar dificuldades em adquirir o Adobe Photoshop, saiba que existe outra opção muito favorável, o GIMP, um editor de imagens GRÁTIS, multi-plataforma e que oferece muitos recursos que o Photoshop também disponibiliza. Inclusive, eu já havia falado dele anteriormente no tutorial em que ensino detalhadamente como personalizar e editar a arte do seu canal do youtube ➜

Ao adicionar imagens com qualidade, o resultado será condizente com seus esforços.

Preze pelo melhor.

3- Criatividade: Crie um texto irresistível em sua Thumbnail

A maioria dos expectadores olham para a miniatura antes de lerem o título real do vídeo. Por isso, é importante incluir um pequeno texto em sua miniatura que ajude a “linkar” a imagem com o título do seu vídeo, vinculando os dois de modo mais efetivo na mente do espectador e desenvolvendo uma ligação  entre ambos que ampliará a curiosidade e o interesse do visitante do site.

O texto, tanto no título quanto na imagem, deverão estar conectados, além de serem irresistíveis, aguçando o interesse das pessoas.

Para criar um texto irresistível em sua thumbnail é importante que você:

✓ Forme um título tão atrativo quanto a imagem de sua miniatura. Ele precisa ser relevante e atual, dando voz ao que as pessoas buscam.

✓ Após criar um título irresistível, selecione UMA ou DUAS palavras mais importantes do seu título, as palavras-chaves, e adicione-as a sua imagem miniatura. Isto irá adensar o valor do conteúdo seu vídeo, fortalecendo sua temática e agregando maior atenção sobre ele.

Abuse de sua criatividade, fazendo trocadilhos interessantes, citando palavras polêmicas, ou chamativas. Textos ligados a assuntos de interesse comum.

Porque eu devo inserir apenas uma ou duas palavras extraídas o título original?

Para que a quantidade de palavras não ofusque a imagem.

Ao inserir muitas palavras, o texto embola com a imagem, confundindo-se e criando um mafuá desagradável, que não irá promover o seu vídeo. No entanto, quando você opta por apenas DUAS palavras, ambas se destacam de modo equilibrado e harmonioso, o texto realçando o valor da imagem, e a imagem ressaltando o conteúdo do texto, concomitantemente.

Coisas de universitários, namorados clarice falcão, etc

taylor swift – debaixo gente dançando

4 – Capriche na fonte de texto

Escolha uma fonte de texto relacionada a identidade virtual do seu canal. Provavelmente a mesma fonte que você escolheu para o texto digitado na arte do banner do seu canal.

Atualmente, 50% de todas as visualizações no YouTube ocorrem em dispositivos móveis, por isso a fonte precisa ser legível! Fuja de fontes muito floreadas e de difícil compreensão. Afinal, seu texto deve soar como um “anúncio” super atrativo e enfático e não como um garrancho ou texto impossível de ser lido. Além disso, a fonte deve ser grande o bastante para ficar legível em dispositivos de tela pequena como celulares smartphones.

Existem diversos sites grátis que disponibilizam centenas de fontes bacanas na web, para você baixar e adicionar em seu computador, como:

⚠ Importante: Tome cuidado para não copiar a identidade visual de outro canal. SEJA ORIGINAL! Você pode se “inspirar” na arte de outro canal, que está fazendo muito sucesso, mas nunca deve “imitá-lo”. Os espectadores são antenados com tudo o que ocorre no universo virtual, e irão sacar facilmente se o seu conteúdo é uma imitação vulgar de outro, ou uma inserção ousada no YouTube. Cuide para que o seu canal não termine rotulado como “genérico” e pouco criativo. Isso pode fazer com que ele seja descartado de modo prematuro.

pipocando, parafernalha, kéfera

5 – Cuidado com as dimensões e resolução da imagem!

É importante se adequar as exigências do site, enviando arquivos de alta resolução, que possuam as dimensões corretas para que o espectador confira vídeos exibidos com clareza em todos os tamanhos e em todos os tipos de telas.

Crie suas miniaturas de acordo com as dimensões exigidas pelo YouTube. Ao desobedecer essas exigências, suas miniaturas poderão ficar embaçadas ou ilegíveis.

⚠ Lembrando que, o tamanho máximo do arquivo é de 2 MB.

selecione imagens que atraiam os espectadores

6 – Abuse das cores em contraste

Os grandes criadores de vídeos utilizam cores de fundo sólidas em suas miniaturas, para capturar a atenção do espectador.

Já em relação ao texto em sua thumbnail, ele precisa possuir cores em  contraste, para que as palavras se destaquem, independente da imagem de fundo.

Logo abaixo, suas eventuais perguntas serão respondidas com o intuito de auxiliá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto.

Como saber qual é a cor ideal para o meu canal?

Leia um pouco e aprenda sobre a Psicologia das Cores no marketing.

As empresas mais bem sucedidas do mundo recorrem a esse método a cada campanha desenvolvida, para atrair mais consumidores e obter lucros.

Quais são as melhores cores para fazer contraste?

As cores destacadas em sua thumbnail são mais importantes do que imagina.

É preciso ter bastante atenção na hora de fazer sua escolha, para o seu vídeo não correr o risco de soar tedioso. Pense que é algo semelhante a escolher a cor para pintar a parede de sua casa. Essas cores irão acompanhar o seu vídeo por muito tempo. Você não quer se deparar todos os dias com uma cor desbotada, pálida, ou então excessiva, não é?

Torna-se importante achar um tom que se adeque perfeitamente a você e ao conteúdo do seu canal. Assim como pesquisamos bastante quando vamos colorir as paredes  do nosso lar, estude antes de alternar tons que não casam, e que poderão repelir visitantes ao invés de atrais inscritos.

Mais do que visitantes, você deseja que as pessoas “morem” no seu canal, então seja atencioso e esperto.

Talvez, você já tenha escolhido a cor do texto principal, mas ainda não encontrou o matiz perfeito para fazer o contraste.

Saiba que a ADOBE oferece um site gratuito, com um esquema de cores, onde você poderá encontrar a cor ideal.

Para isso, basta você inserir o código da cor no campo disponibilizado RGB ou HEX, (o primeiro à esquerda, logo abaixo do disco de cores). E então, automaticamente, o site irá gerar uma paleta com cores que combinarão perfeitamente com o tom que você escolheu.

7 – Respeite as políticas de privacidade do YouTube!

O conteúdo que desrespeita as políticas do site é tirado do ar, portanto,  fique por dentro das políticas de privacidade do YouTube.

8 – Mantenha-se atualizado

Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo o que acontece no universo do YouTube, para que você não se torne obsoleto e o seu canal termine “comendo poeira”.

Pesquise para saber quais miniaturas se destacam entre outras em vídeos com uma temática semelhante ao seu, e vá além. Seja ousado. Esteja sempre a par das inovações.

As coisas mudam e se transformam muito rapidamente, principalmente no mundo digital e dinâmico em que estamos inseridos, por isso, não se acomode, independente do sucesso que alcançar. Não apenas suas thumbnails, mas seu conteúdo deve continuar sendo útil e relevante para as pessoas.

Outra Dica Importante!

Mesmo que você possa encontrar dificuldades no início, NÃO DESISTA! Teste as cores, alterne imagens, estude os títulos, troque as palavras, treine, se informe, mas NÃO DESISTA! VOCÊ VAI CONSEGUIR, basta insistir e se dedicar.

Os canais famosos que você acompanha, já atingiram sucesso, provavelmente, seus proprietários não precisam mais se preocupar com edição de imagens e miniaturas de seus vídeos. Mas saiba que um dia, eles começaram como você, sem equipes para realizar o trabalho, eles é quem precisavam se virar, e cuidar de tudo sozinhos, as vezes em situações ainda mais precárias do que o modo como você está iniciando o seu canal.

Olhe ao redor e inspire-se.

❤ Veja também: Como colocar imagem personalizada em miniatura do vídeo ➜ 

Leave a Reply